Você comprou uma garrafa de água mineral, viu que ela possui uma data de validade e ficou com a dúvida: “A água mineral tem prazo de validade? Por quê?”.
Nós, que trabalhamos com fornecimento de água mineral, já recebemos várias vezes perguntas semelhantes.
Algumas pessoas não se preocupam com esse detalhe. Mas fique conosco até o final da leitura que vamos te explicar porque isso é importante e você deve sim, se atentar ao prazo de validade da água mineral que está consumindo.
Água natural tem prazo de validade?
Não. A água de origem profunda, extraída de fonte, não tem prazo de validade e estará própria para consumo a qualquer momento. Pois, suas características estão preservadas.
Mesmo que passe milhões de anos, a água permanece segura e livre de contaminação, independentemente da passagem do tempo.
O problema surge quando ela sai de seu local de armazenamento e entra em contato com o mundo exterior, pois vários componentes começam a operar. Como resultado, a água mineral tem prazo de validade.
O armazenamento pode alterar a qualidade da água?
No processo de envase, armazenamento e transporte da água mineral, pode haver microrganismos nocivos no ambiente que entram em contato direto com ela. Sendo assim, é possível que a água fique contaminada.
O tipo de embalagem também afeta suas características. Por exemplo, uma garrafa de vidro pode manter o líquido fora de contato com o meio ambiente por mais tempo. Isso tem um impacto direto na validade da água mineral.
Temperaturas podem ser um problema
As temperaturas, por outro lado, podem afetar a composição da água mineral e sua utilidade de maneira direta.
O equilíbrio químico da água muda quando a temperatura sobe acima de 35 ºC. Isso possibilita que as bactérias encontradas naturalmente na água se reproduzam e se espalhem. O sabor e o odor da água mineral são diretamente influenciados como resultado disso.
Portanto, deixar uma garrafa de água no carro sob o sol o dia inteiro nunca é uma opção muito segura.
Da mesma forma, uma garrafa de plástico não é totalmente impermeável. As bactérias podem entrar e proliferar dentro de sua garrafa de água se você deixá-la sem vigilância por muito tempo.
Dessa forma, para evitar tais incidentes, foi necessário traçar uma estratégia. O prazo de validade para água mineral foi criado para garantir que os componentes da embalagem não se dissolvam e se misturem no líquido.
As regras de validade da água mineral valem para todo o mundo?
Nos Estados Unidos, a federal Food and Drug Administration (FDA) regulamenta a água engarrafada, e a data de validade da água não é legalmente exigida. Por outro lado, o risco de deterioração e decomposição do plástico limita a validade do frasco a dois anos a partir da data de fabricação. A validade da água com gás é de um ano.
A regularização no Brasil é semelhante à dos Estados Unidos, porém é um pouco mais rígida em termos de prazos. Por exemplo, o período de validade para água engarrafada em plástico é de apenas um ano. Quando a embalagem for de vidro, o prazo de validade é estendido para dois anos. Ou seja, de acordo com a embalagem utilizada, a água mineral passa a ter mais ou menos tempo de validade.
A ABINAM (Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral) e a Anvisa estabelecem o prazo para o consumo seguro de água mineral. A validade da água mineral natural sem gás armazenada em garrafa PET é de 12 meses. Por outro lado, em garrafas de vidro podem ter seu prazo de validade estendido por até 24 meses.
Ainda de acordo com a ABINAM, a água mineral gaseificada tem uma vida útil de 12 meses em garrafas de vidro e seis meses em garrafas plásticas. Quando armazenada em um frasco de vidro, a água mineral alcalina tem uma validade um pouco maior.
E os garrafões de água?
Quando se trata de garrafões retornáveis de plástico de 10 a 20 litros de água mineral, também é importante considerar a validade do próprio vasilhame. O DNPM – Departamento Nacional de Produço Mineral – determina um prazo de validade de três anos para este tipo de produto.
Este período foi estabelecido pelo fato de que os vasilhames começam a se degastar por conta do transporte, aquecimento e limpeza para o reaproveitamento. Isso pode afetar a qualidade da água transportada.
Resumindo
De acordo com a ABINAM os prazos de validade da água são:
Água com gás:
- Vidro: Validade de 12 meses.
- PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade de 6 meses.
- Vidro: Validade de 24 meses.
Água sem gás:
- PET (plástico mais brilhante e transparente): Validade de12 meses.
- Polipropileto (plástico mais opaco e de qualidade inferior): Validade de 6 meses.
Além de ter cuidado com a validade da sua água mineral, tenha atenção quanto à qualidade, escolha Araguá para mais saúde e vitalidade!